European Social Survey/Inquérito Social Europeu

O European Social Survey (ESS-ERIC) é uma infraestrutura de conhecimento que tem por objetivo estudar as atitudes e valores sociais e políticos dos europeus numa perspetiva comparativa e longitudinal. Os resultados da investigação baseada nestes dados têm apoiado a tomada de decisão a variados níveis e servido de referência para o debate académico e político. Os dados recolhidos em todos os países participantes estão disponíveis, de forma integral e gratuita, em www.europeansocialsurvey.org

O ESS já foi aplicado em mais de 30 países (incluindo países extracomunitários). Para garantir a comparabilidade dos dados recolhidos nos diferentes países, são selecionadas amostras aleatórias, representativas dos universos considerados. A recolha de dados é feita através de entrevistas estruturadas, que incluem um conjunto permanente de questões sobre atitudes e práticas associadas a diferentes aspetos da vida social e módulos rotativos, associados a temas específicos (ver www.ess.ics.ul.pt)

Coordenação nacional e instituições financiadoras

Em Portugal, o ESS é aplicado desde o seu início em 2002 e é actualmente implementado por um consórcio entre o ICS-UL (programa Atitudes Sociais dos Portugueses) o CIES (ISCTE-IUL) e o ISCSP-UL. Equipa: coordenador nacional, Jorge Vala (ICS-UL); comissão executiva, Jorge Vala (ICS-UL), Anália Torres (ISCSP-UL) e Alice Ramos (ICS-UL); representante no Scientific Advisory Boad, João ferreira de Almeida (ISCTE-IUL); conselho consultivo, Dinâmia (ISCTE-IUL), CES (Un. Coimbra) CIES (ISCTE-IUL) CIS (ISCTE-IUL) SOCIUS (ISEG-UL) Instituto de Sociologia (Un. Porto)